scopio2.jpg

Governança e Estratégia | Soluções

Governança Corporativa  |  Sensibilização e Fundamentação

 

Governança Corporativa é a arquitetura da orientação estratégica e do processo decisório de organizações que possuem um considerável número de investidores.  Investidores buscam valorizar seu patrimônio e aportam seus capitais em organizações que zelam por boas práticas de governança.

 

A adoção das boas práticas de Governança mitiga riscos, torna investimentos mais seguros atraindo capital e gerando valor à organização, seja ela uma sociedade de responsabilidade limitada, ou uma sociedade anônima de capital aberto ou fechado.

Governança Corporativa  |  Diagnóstico e Recomendações

Análise das estruturas societária e organizacional da empresa para identificação da necessidade, ou não, de se ter uma arquitetura de governança corporativa.  Em caso positivo, é produzido um Relatório de Recomendações do modelo mais adequado e do set documental de suporte à estrutura. 

 

Nessa fase também é sugerido um cronograma preliminar de implantação, sempre respeitando a cultura organizacional, sem, contudo, deixar de alinhá-la com os cenários macro e microeconômico em que a organização esteja inserida.

Governança Corporativa  |  Instalação e Tutoria

Após o diagnóstico e consequente Relatório de Recomendações, inicia-se a fase da efetiva implantação da arquitetura de Governança Corporativa.  Nessa fase ocorre a instalação dos Conselhos e dos Comitês de Suporte à Decisão, com a devida aplicação prática dos regimentos, manuais e políticas recomendados na fase anterior.  O cronograma preliminar recomendado consolida-se agora em um Plano Diretor que fixa, ao longo do tempo, os marcos da implantação paulatina e tempestiva. 

 

Paralelamente à implantação e efetiva instalação dos órgãos, ocorre a tutoria dos agentes (conselheiros e executivos), tendo em vista que é comum sócios que assumem posições de conselho saírem do ambiente estratégico e invadirem a fronteira da gestão operacional.

Governança Corporativa  |  Conselhos e Comitês de Suporte à Decisão

Seleção e recomendação de membros para Conselhos de Administração, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e até mesmo técnicos para formação dos Comitês de Suporte à Decisão.

 

São traçados os perfis mais adequados para os órgãos e para o momento da organização e recomendados os profissionais mais adequados às necessidades das funções.

Estratégia e Projetos  |  Planejamento Estratégico

A visão da alta governança deve ser estruturada e apoiada por um planejamento estratégico que defina diretrizes estratégicas, aponte claramente os objetivos da organização.  Esses objetivos deverão ter metas claras, com métricas e prazos estabelecidos ao longo de uma trajetória de médio ou de longo prazo.  O planejamento proposto é dinâmico e, deste modo, mutável. 

 

Adapta-se às variações de temperatura e pressão que a conjuntura impõe.  Todavia, o planejamento em si não se basta. 

É fundamental o acompanhamento contínuo do plano. 

Estratégia e Projetos  |  Gerenciamento de Projetos

O alcance das metas traçadas no ambiente estratégico deve ser programado por meio de um conjunto estruturado de ações e de projetos que, respeitando os limites definidos pela organização, obtenha o êxito previsto de forma eficiente e eficaz.

 

Desenvolve-se uma carteira de projetos compatível com a capacidade de realização da empresa, perfeitamente alinhada com a estratégia definida, de forma a permitir que a organização obtenha sucesso no alcance de seus objetivos.  Os projetos são concebidos e definidos em conjunto com a equipe de desenvolvimento, devidamente aprovados pela cadeia de comando, sendo, então, estruturados  e acompanhados.